Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Zika, dengue, chikungunya e ebola são candidatas à vacina e potenciais para tornarem-se pandêmicas

Por Agência Rádio 2 – 21/10/2021

Pesquisas exaustivas e intensas durante a pandemia de Covid-19 devem facilitar o desenvolvimento de novas vacinas contra doenças prioritárias.

A cientista Sarah Gilbert, do Instituto Jenner, criadora do imunizante da Oxford contra o novo coronavírus listou ao menos 13 doenças, entre elas, dengue, zika e chikungunya, para terem vacinas que possam evitar futuros surtos e epidemias.

Segundo a pesquisadora, a nova geração de vacinas será de rápido desenvolvimento, já que os novos métodos permitem utilizar praticamente uma mesma fórmula-base.

No método clássico, para cada imunizante era necessário começar do zero ao selecioar cada matéria-prima.

No caso da vacina contra a Covid-19, foi utilizada uma plataforma com um vírus geneticamente modificado para que não causa infecções nas pessoas.

A partir daí, a inclusão de material genético necessário para treinar o sistema imunológico a atacar criou a fórmula aplicada contra o Sars-Cov-2.

Outras duas vacinas – a Moderna e a Pfizer-BioNTech – utilizam plataformas diferentes, mas seguem a mesma linha adaptável.

Isso significa que a base desses estudos pode ser aplicada a outros tipos de imunizantes para diferentes doenças.

Entre os maiores riscos de se tornar futuras epidemias estão doenças já bem conhecidas.

A primeira da lista é a Mers, causadora da Síndrome Respiratória do Oriente, também da família do coronavírus.

Lassa, provocada por vírus transmitido por ratos; Febre hemorrágica da Crimeia e do Congo, transmitida por carrapatos e Nipah, virose de morcegos e porcos que afeta o cérebro.

A quinta candidata à vacina é a Zika, seguida do Ebola e da Febre de Vale do Rift, esta também transmitida pelo Aedes aegypti, como as seguintes na listaChikungunya e Dengue.

Depois, vem Hantavírus, a síndrome cardiopulmonar provocada por urina e fezes de roedores; a Peste, doença infecciosa de diversas variantes; Marburg, um tipo menos letal que o Ebola; e a Febre Q, transmitida ao homem por bactéria animal.