Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Vídeo com gravação de golpe em delivery viraliza; saiba como se proteger

Por Agência Rádio 2 – 29/07/2021

 

Um vídeo com um novo tipo de golpe viralizou nas redes sociais e no WhatsApp nos últimos dias deixou muita gente que faz pedidos por delivery em alerta. 

Aparentemente gravadas pelo celular do próprio entregador, as imagens registram o momento em que uma senhora recebe uma entrega de comida na porta de sua casa.  

Com a câmera ligada, mas sem que a vítima percebesse, o rapaz, com conversa fáciil e aparentando bastante tranquilidade, filma frente e verso do cartão.  

Com o cartão da senhora na mão, apontado para o celular, ele enrola e disfarça dizendo que a maquininha está sem sinal e só faz a cobrança depois de ter certeza que os dados completos registrados no cartão foram gravados.  

No momento em que a senhora digita a senha, ele se oferece para, supostamente, iluminar a maquininha e acaba gravando parte e da senha. 

Apesar de o vídeo ter viralizado há poucos dias, o Procon de São Paulo diz que esse tipo de golpe, infelizmente, não é novidade.  

Entre janeiro e maio deste ano, os registros de golpes durante entregas por aplicativos de comida aumentaram 186% na comparação com o mesmo período de 2020. 

No caso específico desse golpe, a principal recomendação não ser uma das vítimas é pagar a compra por meio do aplicativo.  

Caso você deseje pagar no momento da entrega do pedido, é importante não dar para o entregador o seu cartão. Coloque e retire você mesmo da maquininha.  

Antes de digitar a senha, certifique-se que está aparecendo o valor correto a ser cobrado.  

Para dificultar ainda mais a vida dos golpistas, você pode, por exemplo, colar adesivos no seu cartão, cobrindo parcial ou totalmente dados como o número do cartão, seu nome completo, data de validade e o código verificador.  

Nesse caso, não esqueça de anotar as informações em um papel e deixar guardado em um local seguro.