Vereadores de São Carlos aprovam detector de metais e segurança armada em escolas

Da Redação – 13/04/2023

 

Os vereadores de São Carlos votaram em regime de urgência, na sessão da última terça-feira(12), dois projetos de Lei voltados à segurança escolar: um que obriga a instalação de detector de metais nas escolas públicas e privadas e outro que determina a presença de vigilante armado nas 61 unidades escolares municipais. como foram votados em regime de urgência, os projetos não passaram pelas comissões de justiça ou constituição.

Foi aprovado o projeto que prevê a implantação de detectores de metais nas unidades de ensino públicas e privadas é de autoria do vereador Ubirajara Teixeira, mas não indica, porém, qual modelo de detector deve ser utilizado, nem as fontes de recursos do governo municipal e do governo estadual para a implantação do projeto nas escolas municipais e estaduais.

Também aprovado o projeto de autoria do vereador André Rebello (União Brasil) prevê a presença ostensiva de segurança armados e a instalação de câmeras de vigilância em 100% das unidades escolares da rede municipal de ensino. Estabelece ainda que, ao menos, 80% dos funcionários das escolas deverão ser treinados para identificar sintomas relacionados a problemas mentais em crianças e adolescentes.

Já o presidente da Câmara, Marquinho Amaral, agendou para hoje, às 15h, uma audiência pública solicitada pelo vereador Lucão Fernandes para discutir assuntos relacionados à segurança de escolas e outras instituições de ensino e educação infantil no município.

Foram convidados para participar do evento representantes do setor de segurança pública, Ministério Público, Secretaria de Saúde, diretoria de ensino, creches, UPAs e outras instituições locais. Durante a audiência deverá ser apresentado um projeto que prevê medidas plausíveis para serem implantadas visando à prevenção de atentados em instituições da cidade.

E na última terça-feira aconteceu na sede do 38º Batalhão da Polícia Militar, uma reunião para realinhar ações e estratégias de segurança nas escolas de São Carlos e região. Participaram do encontro o comandante do Batalhão, Cel. Sergio Luiz Mussolini Filho, além da dirigente regional de ensino, Débora Blanco, e representante da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

A diretoria de ensino de São Carlos engloba 46 unidades de ensino no município e outras seis cidades da região, ficando reforçado a necessidade da união entre todos para melhorar a segurança dos estudantes e profissionais, através de alguns procedimentos imediatos que serão realizados.

A sugestão é monitorar redes sociais em conjunto, aperfeiçoar a comunicação pelo Whatsapp institucional entre Polícia Militar e diretores de escolas, prioridade nos atendimentos pelo canal 190, presença constante da ronda escolar nas unidades de ensino, apoio do monitoramento de câmeras nas escolas com sistema integrado com a PM e Secretaria de Educação e também das câmeras externas das vias públicas no entorno das unidades.