Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Vacinação avança, e boletim da Fiocruz diz que transmissão do coronavírus está em queda no Brasil

Por Agência Rádio 2 – 22/10/2021

 

Nessa semana, o Brasil ultrapassou a marca de metade da população completamente imunizada contra a Covid-19.

Significa que 1 a cada 2 dos 213 milhões e 300 mil habitantes brasileiros, estimados pelo IBGE, já recebeu as duas doses da vacina ou tomou o imunizante de dose única.

E, à medida que a vacinação avança em território nacional, os números de casos e mortes caem. A pandemia ainda não acabou, mas a transmissão do novo coronavírus está em queda no nosso país.

Boletim epidemiológico da Fundação Oswaldo Cruz, referente à semana entre os dias 10 e16 de outubro, revela que houve reduções diárias de 4,8% no número de casos e de 3,6% na quantidade de óbitos por Covid-19.

Na semana 41, como é identificado o período no monitoramento da Fiocruz, foram registrados no país médias diárias de 10 mil e 200 infectados e 330 mortes.

Ainda de acordo com o boletim, as taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos no SUS se mantêm estáveis, com 25 estados e 23 capitais fora da zona de alerta; a taxa de ocupação, na maioria das localidades, está abaixo de 50%

Segundo a Fiocruz, de agosto em diante, houve uma aceleração da vacinação, que permanece com tendência de alta. Os valores atuais de mortalidade se apresentam estáveis, em torno de 500 óbitos por dia, o que revela uma queda expressiva em relação ao pico observado em abril, quando foram notificados mais de 3 mil óbitos diários.

A Fundação ressaltou, porém, que apesar das quedas, a quantidade de casos e mortes ainda está em patamar elevado e os cuidados devem continuar.