Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Vacina indiana Covaxin tem eficácia de 80,6% contra a Covid-19

Da Redação – 04/03/2021

 

A eficácia da vacina Covaxin contra o novo coronavírus é de 80,6%. 

É o que mostram dados preliminares de um estudo clínico em larga escala de fase 3 sobre o imunizante desenvolvido pelo laboratório indiano Bharat Biotech 

O estudo foi realizado pelo órgão de pesquisa médica do governo da Índia e envolveu 25.800 voluntários, incluindo idosos com mais de 60 anos e pessoas portadoras de comorbidades, que fazem parte do grupo de risco para a covid.  

43 entre todos os voluntários contraíram coronavírus, sendo que 36 casos de infecção 36 ocorreram em voluntários que receberam o placebo e 7 casos entre os que receberam dose da Covaxin, o que leva a uma taxa de eficácia de 80,6% de acordo com os especialistas.  

A análise que, reforçando, ainda é preliminartambém mostrou que efeitos adversos graves e que precisaram de atendimento médico “ocorreram em níveis baixos e foram equilibrados entre os grupos vacina e placebo”. 

Covaxin usa vírus inativados e é administrada em duas doses. 

O imunizante já está em uso na Índia. Foi aprovado em janeiro, ainda sem os resultados da fase 3 do estudo científico, e, por isso, muitos profissionais de saúde e da linha de frente ainda hesitam em tomar a dose.  

No fim de fevereiro, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou acordo para a compra de 20 milhões de doses da Covaxin, com previsão de receber doses já a partir de março.  

Importante ressaltar que esse imunizante ainda não autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso no nosso país.

Colabore com a Rádio Diocesana, seja um Amigo da Rádio. Entre em contato no fone (16) 3362-4485 ou pelas nossas Redes Sociais.