Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Vacina da Pfizer contra o novo coronavírus é segura e eficaz para crianças de 5 a 11 anos

Por Agência Rádio 2 – 21/09/2021

 

A vacina da Pfizer contra o coronavírus é segura e eficaz em crianças de cinco a 11 anos 

Segundo a farmacêutica, que produz o imunizante em parceria com o laboratório alemão BioNTech, testes de fases 2 e 3, comprovaram que a vacina gerou resposta imune nas crianças dessa faixa etária e os resultados se equivalem ao que foi observado em pessoas de 16 a 25 anos.  

Segundo a Pfizer, os resultados abrem caminho para que seja pedida autorização para uso nas crianças de 5 a 11 anos, o que deve ser feito nos Estados Unidos, na Europa e em outros locais do mundo o mais rápido possível. 

Em comunicado à imprensa, a empresa lembrou também que, desde julho, casos pediátricos de covid-19 aumentaram em cerca de 240% nos Estados Unidos, enfatizando a necessidade de saúde pública de vacinação 

Lembrando que a vacina Pfizer/BioNTech já está autorizada para aplicação em crianças a partir de 12 anos em vários países do mundo, inclusive tem, aqui no Brasil, aval da Anvisa.  

No entanto, na semana passada, uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde orientou a suspensão do uso do imunizante em jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades.  

A orientação foi considerada polêmica e ignorada por alguns estados e municípios, que optaram por seguir vacinando os jovens saudáveis contra a covid, como as capitais Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Fortaleza e São Luís, entre outras.