Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Vacina Covaxin recebe autorização da Anvisa para ser testada em brasileiros

Por Agência Rádio 2 – 14/05/2021

 

Estudos clínicos da Covaxin, vacina contra a Covid-19 produzida na Índia, serão realizados no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, autorizou o laboratório Bharat Biotech a fazer os testes com a participação de voluntários brasileiros.

O pedido foi feito pela Precisa Farmacêutica, empresa parceira do fabricante indiano, que será responsável pela vacina no País.

O estudo será realizado com cerca de quatro mil e 500 pessoas, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso.

Os voluntários vão receber duas doses do imunizante, com intervalo de 28 dias, sendo que em metade será aplicado um placebo.

Na Índia, os testes envolvem a participação de 26 mil e 300 pessoas.

Essa é a terceira e última etapa dos ensaios clínicos e pretende avaliar a eficácia e a segurança do imunizante.

A vacina indiana foi desenvolvida com vírus inativado e já passou pela fase pré-clínica, em que são realizados testes in vitro e em animais.

Os resultados dos primeiros estudos foram aprovados pela Anvisa, no entanto, a agência ainda não concedeu o certificado de boas práticas à fabricante indiana.

A etapa e necessária para que a Covaxin possa ser registrada no Brasil ou receba aprovação para uso emergencial.

O Ministério da Saúde firmou contrato para importar 20 milhões de doses do imunizante, mas de acordo com a Anvisa, ainda faltam documentos do laboratório da Índia.

 

Colabore com a Rádio Diocesana, seja um Amigo da Rádio. Entre em contato no fone (16) 3362-4485 ou pelas nossas Redes Sociais.