Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Unidade de Saúde Escola atende pacientes com sequelas graves da covid-19

Da Redação – 27/08/2021

 

Uma parceria entre a Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos está promovendo atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que ficaram com sequelas graves da covid-19.

São ofertadas 10 vagas, inicialmente, para pacientes encaminhados pelo Hospital Universitário (HU) da UFSCar, mas a proposta é ampliar o serviço para que a Secretaria Municipal de Saúde possa regular as vagas para mais pacientes de outras unidades da rede pública de saúde do município.

As sequelas mais frequentes dos pacientes que são encaminhados para esse atendimento da unidade saúde escola são fraqueza muscular generalizada, cansaço aos pequenos esforços, dores e sensibilidade em regiões inespecíficas do corpo e incapacidade de caminhar.

Os critérios para o atendimento dos pacientes no ambulatório pós-covid da unidade saúde escola é que sejam casos graves de pessoas que estiveram sob ventilação mecânica e possuam limitações funcionais após a alta, e que consigam ir à unidade para o atendimento.