UFSCar tem projeto de iniciação científica para investigar a atividade cerebral durante a manutenção da postura em pé

Da Redação – 08/11/2022

 

Um projeto de iniciação científica, desenvolvido no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem por objetivo investigar a atividade cerebral durante a manutenção da postura em pé, sob diferentes condições de informações visuais, em crianças e adolescentes com paralisia cerebral e desenvolvimento típico.

Estudos que caracterizam e descrevem os padrões de ativação cerebral e como eles estão associados com o controle postural em crianças e adolescentes típicos e com PC são escassos na literatura. Por isso, os achados podem trazer contribuições importantes para compreender os mecanismos envolvidos no controle postural, de forma a subsidiar o desenvolvimento de estratégias de intervenção que abordem componentes relevantes para a melhora do seu desempenho em atividades do dia a dia.

Para realizar o estudo, estão sendo convidados crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos, com PC e que tenham a capacidade de se manter em pé. Também estão sendo recrutados voluntários na mesma faixa etária que tenham desenvolvimento típico para integrar o grupo controle da pesquisa.

Os participantes não precisam residir em São Carlos e passarão por avaliações da atividade cerebral e equilíbrio na UFSCar. Interessados em participar devem entrar em contato com a equipe de pesquisa pelo telefone (14) 99117-4624.