Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

UFSCar pesquisa os efeitos das fases do ciclo menstrual no desenvolvimento de musculatura

Da Redação – 04/04/2022

 

Pesquisa desenvolvida na UFSCar investiga os efeitos das fases do ciclo menstrual no desenvolvimento de musculatura de mulheres praticantes de musculação. O estudo é conduzido pela pós-graduação em ciências fisiológicas e busca voluntárias jovens.

Para desenvolver o projeto, a pesquisadora convida mulheres com idades entre 18 e 35 anos, que tenham ciclo menstrual regular e que não utilizem métodos contraceptivos com uso de hormônios, como pílula anticoncepcional, anticoncepcional injetável, DIU hormonal e adesivo. As voluntárias também não podem ter distúrbios reprodutivos e/ou endócrinos (endometriose, síndrome do ovário policístico, mioma, hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes, entre outros) e não devem praticar atividade física mais de duas vezes por semana.

As participantes realizarão avaliações para mensuração de hormônios, composição corporal e músculo esquelético. Elas também farão um treinamento de força, duas vezes por semana, com supervisão de educador físico no laboratório musculab da UFSCar. Em casa, as voluntárias farão testes e preencherão recordatórios alimentares e de hidratação.

As interessadas em participar do estudo devem entrar em contato com Nathalia dias, até 30 de abril, pelo telefone (16) 99138-3620.