UFSCar passa a integrar a operação Corta-fogo de São Carlos

Da Redação – 30/03/2023

 

A  UFSCar, através da Secretaria Geral de Gestão Ambiental de São Carlos, aderiu à operação corta-fogo, para intensificar as ações de prevenção de incêndio nas áreas de vegetação do Campus São Carlos. A operação está vinculada ao sistema estadual de prevenção e combate a incêndios florestais, que, localmente, é coordenado pelo Ministério Público Estadual.

A necessidade de prevenção nas áreas de vegetação da UFSCar se dá por diversos fatores como a proximidade de estradas, o intenso deslocamento de pessoas, a proximidade de áreas urbanas e o excesso de material combustível fino, principalmente capins exóticos, que são os principais promotores de focos de incêndio.

Uma das medidas de prevenção, além da manutenção dos aceiros que já está prevista, é o uso de fogo de forma prescrita, como redutor da vegetação morta fina que é responsável pela ignição e propagação dos incêndios. A queima prescrita é atualmente uma das ferramentas do manejo integrado do fogo no estado de São Paulo, que permite a preparação de áreas naturais e possui embasamento nas Leis Estadual e Lei Federal.