TSE vai reforçar combate às novas formas de abuso de poder nas eleições

Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, declarou na terça-feira (1º) que a Justiça Eleitoral está empenhada em enfrentar as novas modalidades de abusos de poder econômico e político que têm surgido no cenário eleitoral. Durante o discurso de abertura dos trabalhos do segundo semestre no TSE, Moraes destacou a importância da modernização para coibir fraudes e abusos nas eleições municipais de 2024.

“A Justiça Eleitoral vem se pautando por seguir os seus precedentes e avançar nos precedentes. Avançar no sentido de se modernizar para que possa coibir as novas modalidades de fraudes, as novas modalidades de abuso de poder econômico e as novas modalidades de abuso de poder político”, afirmou o ministro.

A declaração de Alexandre de Moraes ganha ainda mais destaque após a publicação, mais cedo, do acórdão da decisão que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por um período de oito anos. A decisão, que ocorreu no dia 30 de junho, permite que a defesa de Bolsonaro entre com recursos para questionar trechos da sentença.

Com o intuito de garantir a lisura do processo eleitoral e a igualdade entre os candidatos, a Justiça Eleitoral se mantém vigilante diante das novas estratégias e práticas que possam prejudicar o equilíbrio democrático nas futuras eleições. O combate às fraudes e abusos de poder é fundamental para a preservação da credibilidade do sistema eleitoral brasileiro.