TSE alerta eleitores para prazo de Download do aplicativo E-título

Da Redação – 26/10/2022

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta os eleitores para o prazo de Download do aplicativo E-título, que poderá ser feito somente até o próximo sábado, véspera do segundo turno das eleições 2022.

O aplicativo permite a substituição do documento impresso no momento da votação, de modo que o eleitor possa apresentar o título eletrônico no celular ao mesário juntamente a um documento de identidade com foto. Além disso, o app também permite a consulta aos locais de votação, bem como justificar ausência às urnas e emitir certidão de quitação eleitoral.

Assim, os eleitores que pretendem baixar o aplicativo ou atualizá-lo devem fazê-lo até sábado, por meio da loja de aplicativos do celular, seja ele IOS ou Android, pela app store ou Google Play.

O TSE orienta o eleitorado a seguir as regras de utilização e baixar ou atualizar o E-título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora. De acordo com o tribunal, até a véspera do primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro, haviam cerca de 30 milhões de títulos eletrônicos ativos no Brasil e no exterior, sendo que, deste número, 13 milhões de ativações foram feitas em 2022.