Tribunal de contas do estado de São Paulo quer justificativas para a elevação do preço dos pedágios

Da Redação – 19/12/2022

 

O Tribunal de Contas do estado de São Paulo enviou um ofício ao governo cobrando justificativas para a elevação do preço dos pedágios. A autorização para o reajuste foi concedida pelo governador Rodrigo Garcia e publicada no Diário Oficial da última quarta-feira.

O documento é assinado pelo conselheiro Dimas Ramalho e enviado ao secretário de logística e transportes do estado, João Octaviano Machado Neto, e ao diretor-geral da Artesp (Agência de Transporte do estado de São Paulo), Milton Roberto Persoli. No ofício, o presidente do TCE concede cinco dias de prazo para que as autoridades apresentem cópia dos estudos, cálculos e fundamentos que embasaram a concessão dos respectivos reajustes.

Os pedágios nas principais rodovias do estado de São Paulo começaram a cobrar os novos valores na última sexta-feira com reajustes de cerca de 10%. Os preços seriam alterados em julho, mas o governador Rodrigo Garcia anunciou o congelamento da tarifa no fim de junho. Na época, pelas redes sociais, Garcia escreveu: “Diante da alta desenfreada dos preços, principalmente dos combustíveis, é impensável onerar o bolso dos paulistas”.