Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Tchau, verão! Outono começa neste sábado, às 6h38

Por Agência Rádio – 19/03/2021

 

O verão chegou ao fim.

Neste sábado, 20 de março, precisamente às 6 e 38 da manhã, pelo horário de Brasília, começa o outono.

De modo geral, a estação é marcada pela redução gradual das temperaturas e pela diminuição do tempo de luz diária.

No começo do outono, dias e  noites têm a mesma duração, 12 horas cada um. Mas, à medida que estação avança, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas – até a chegada do inverno, que mantém essa característica.

A estação também é costuma ser marcada pela diminuição da umidade do ar, dando início aos meses mais secos do ano.

Para esse ano, expectativa é justamente essa: nova estação deve apresentar chuvas escassas – e com temperaturas mais elevada que o habitual.

Vale destacar também que, no outono, a ocorrência de neblina passa a ser mais frequente, especialmente nas em regiões de serra e nos locais de relevo mais acentuado, já que altitude, umidade e temperatura são os principais fatores que influenciam na formação do fenômeno.

A neblina prejudica a visibilidade, então vale aqui um alerta especial aos motoristas.

Sb neblina, é preciso tomar alguns cuidados pra evitar acidentes, como detalha superintendente de Sinistros de uma empresa especializada em seguro de automóveis, Marlon Teixeira.

Para os vidros não embaçarem e não comprometer ainda mais a visibilidade, também é importante garantir ventilação do automóvel. Pode ser deixando uma fresta do vidro aberta ou o ar condicionado ligado.

E, sob neblina, ultrapassagem nem pensar.