Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Taxa de transmissão do coronavírus no Brasil cai ao menor nível desde abril de 2020

Por Agência Rádio 2 – 13/10/2021

 

A taxa de transmissão do coronavírus no Brasil caiu ao menor nível em mais de um ano.  

É o que aponta o relatório do Imperial College, de Londres, considerado referência no assunto. 

Indicador, chamado de índice RT, estima a quantidade de pessoas que podem ser infectadas a partir de um único indivíduo contaminado com o novo coronavírus e serve para avaliar com está a evolução da pandemia. 

O ideal para que a pandemia pare de avançar, segundo os estudiosos da universidade inglesa, é que o indicador fique abaixo de 1. 

E, de acordo com os dados divulgados nesta semana, a taxa aqui no nosso país caiu para 0,60. É o menor nível desde abril de 2020. 

Significa que 100 pessoas contaminadas com a Covid-19 podem transmitir para outras 60. Considerando a margem de erro, o RT varia entre 0,79 e 0,24. Nesses cenários, cada 100 pessoas contaminadas transmitiriam a Covid para outras 79 pessoas ou para outras 24 pessoas, respectivamente.  

A queda na taxa de transmissão, segundo especialistas, está ligada ao avanço da vacinação. 

 Hoje, 70% da população brasileira já recebeu a primeira dose da vacina, e quase 100 milhões de habitantes, o que equivale a praticamente 47%, já estão totalmente imunizados, ou porque tomaram as duas doses ou porque receberam o imunizante de dose única. 

Mesmo assim, é importante ressaltar: ainda não é o momento de deixar os cuidados de lado. Sempre que sair, use máscara cobrindo nariz e boca e higienize as mãos frequentemente, usando água e sabão ou álcool em gel. O momento também ainda não é propício para aglomerações, especialmente em ambientes fechados.