Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Taxa de transmissão da Covid-19 indica que pandemia não está sob controle no País

Por Agência Rádio 2 – 06/01/2021

 

A taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil segue em patamar alto, o que significa que a pandemia não está sob controle.

De acordo com monitoramento realizado pelo  Imperial College de Londres, entidade britânica considerada referência no assunto, com dados coletados até o último dia 4 de janeiro, a taxa de transmissão do vírus causador da Covid-19 está em 1,04, o que significa que cada 100 pessoas com o vírus no país infectam outras 104 pessoas.

Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior, de até 1,26, ou menor, de 0,92.

Ou seja, cada 100 pessoas com o vírus infectariam, no máximo, outras 126 ou, no mínimo, 92 pessoas, respectivamente.

O ideal, pra controlar a pandemia, segundo os especialistas, é que o índice fique abaixo de um.

O que já aconteceu no País, em alguns momentos no ano passado, quando vários estados registraram queda nas curvas de casos e mortes.

Os registros, no entanto, voltaram a crescer. Tanto que, nas últimas semanas de 2020, várias as medidas de isolamento social voltaram a ser reforçadas em diversas localidades.

O Brasil já tem mais de 7 milhões e 700 mil contaminados e se aproxima de 200 mil mortes por Covid-19.

Monitoramento realizado pela Universidade Johns Hopkins, indica que o nosso país é o segundo em mortes pela doença em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde mais de 350mil pessoas já morreram em decorrência de Covid-19.