|
|
Da Redação – 31/03/2023
Um surto do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), altamente contagioso e que atinge crianças até dois anos de idade, está sobrecarregando o sistema de saúde de São Carlos. As unidades de pronto atendimento estão lotadas, o que levou à abertura de novos leitos. Além disso, todos os sete leitos de UTI Pediátrica Santa Casa estão ocupados.
Na Unimed, o número de atendimentos clínicos se aproximou de 5 mil pessoas e há 19 crianças internadas com o vírus. A secretaria de saúde já solicitou 10 novos leitos de internação pediátrica, que devem ser divididos entre Santa Casa e Hospital Universitário. Além disso, há a possibilidade de um hospital de campanha para enfrentar o surto.
Coriza, tosse, febre, mal-estar. esses são sintomas que podem indicar apenas um resfriado, mas o quadro também é provocado pelo Vírus Sincicial Respiratório, agente causador de doenças como a bronquiolite, inflamação que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões. Provocada por vírus, a doença ocorre sazonalmente, sendo sua incidência mais frequente nos meses de outono e inverno no Brasil, principalmente em crianças até 2 anos de idade.
O vírus é muito contagioso, sendo transmitido pelo ar, por toque e por objetos contaminados. A prevenção é similar às outras infecções de causa viral, incluindo a covid-19. Os médicos reforçam a importância de evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, sobretudo nos primeiros três meses de vida. Manter os ambientes com ventilação adequada, lavar as mãos com sabão ou usar álcool em gel, além de máscaras são outras medidas que favorecem a redução da transmissão viral.
Nesta quinta, uma reunião no Paço Municipal, com representantes da secretaria de saúde, do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos, da Santa Casa e do Departamento Regional de Saúde – 3, discutiu o assunto.
Inicialmente ficou definido a abertura de mais 6 leitos de UTI Pediátrica no HU e mais cinco leitos de UTI Pediátrica para a Santa Casa. Elas serão custeadas pelo estado e devem começar a funcionar já no começo de abril. Com recursos próprios, a prefeitura vai abrir 20 leitos de enfermaria na santa casa e está tentando contratar pediatras emergencialmente para reforçar as UPAs e as Unidades Básicas de Saúde.
A Santa Casa tem 7 leitos de UTI Pediátrica e todos estão ocupados. O hospital da Unimed tem 16 leitos, mas ontem eram 19 leitos ocupados na enfermaria de pediatria. São utilizadas vagas de outro setor para atender a demanda das crianças. No Hospital Universitário, são 12 leitos pediátricos com 13 internados, sendo 7 em estado grave aguardando transferência para leito de UTI.





por 