|
Por Agência Rádio 2 – 07/01/2021
São Paulo já organizou, em detalhes, o tem plano de vacinação contra a Covid-19.
O governo do estado apresentou o plano aos prefeitos dos municípios paulistas em uma reunião virtual nesta quarta-feira
A vacinação em massa no estado está prevista para começar no dia 25 de janeiro e ocorrer de segunda a sexta, das 7 da manhã às 10 da noite e das 7 às 5 da tarde aos sábados, domingos e feriados.
Além dos 5 mil e 200 postos de vacinação que já existem nos municípios, governo estadual anunciou que vai ampliar os pontos de vacinação, chegando a 10 mil com a utilização de escolas, quartéis da PM, estações de trem, terminais de ônibus, farmácias e sistema drive-thru.
Tudo para dar conta de vacinar ao menos 9 milhões de pessoas até o dia 28 de março.
Receberão a vacina conta a covid nesta primeira fase os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de saúde, além de indígenas e quilombolas.
Lembrando que cada pessoa precisa receber duas doses para garantir a eficácia do imunizante.
Para essa primeira 1ª fase de imunização, também está prevista a atuação de 54 mil profissionais de saúde, o uso de 27 milhões de seringas e agulhas, 25 postos estratégicos de armazenamento e distribuição regional e a atuação de 25 mil policiais para escolta das vacinas e segurança dos locais de vacinação.
Também vale ressaltar que, para que todo esse plano seja colocado em prática, é preciso que o imunizante receba o aval da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária,
O plano de imunização anunciado pelo governo de São Paulo considerou a provável liberação da CoronaVac, a vacina que o laboratório chinês Sinovac desenvolve em parceria com o Instituto Butantan.