Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

SP cria sistema de alerta contra 2ª onda de Covid-19

Por  Umberto Ferretti, da Agência Rádio 2

 

Cidade de São Paulo cria sistema de alerta contra uma possível segunda onda de Covid.

Na verdade, os números mostram que a pandemia está relativamente controlada, no município.

Que só permitiu a reabertura econômica aos poucos, com restrições de horário e capacidade, por exemplo, e com uma série de protocolos definidos pelas autoridades de saúde.

A ideia de ter um sistema de alerta serve, principalmente, com base no que tem acontecido na Europa, para garantir que se houver algum aumento rápido na transmissão do coronavírus a cidade esteja preparada e possa agir também rapidamente.

Uma das preocupações é com os adultos jovens, com idade entre 20 e 35 anos, que passaram a respeitar menos o distanciamento, aqui e no resto do mundo, conforme a pandemia perdeu força em cada região.

O prefeito Bruno Covas explica que a cidade vai, por exemplo, reforçar as companhas de divulgação dos protocolos de saúde.

E que os profissionais do setor receberão alertas no celular, para que notifiquem qualquer mudança de cenário.

O prefeito Bruno Covas ainda anunciou mais investimentos na área da saúde, em São Paulo, fruto de um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, fechado antes da pandemia, cuja verba tem sido liberada aos poucos

A cidade ainda conta com uma plataforma na internet, a @covid, para que a população possa consultar informações, inclusive sobre sobre eventuais sintomas que o cidadão venha a manifestar.