Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Setembro Vermelho alerta para os sintomas e fatores de risco das doenças cardíacas, principal causa de mortes no mundo

Por Agência Rádio 2 – 28/09/2021

 

As doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes no Brasil e no mundo, alerta a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Os cuidados com a saúde do coração são lembrados ao longo deste mês pela campanha Setembro Vermelho, criada para conscientizar a população sobre os sintomas, tratamentos e, principalmente, as formas de prevenção.

Entre as doenças cardiovasculares que exigem maior atenção estão a doença isquêmica do coração, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular cerebral, o AVC.

O cardiologista Marcus Simões, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a USP, em Ribeirão Preto, alerta para os principais sintomas:

De acordo com o médico, a insuficiência cardíaca é a que provoca mais mortes e os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são o diabetes, a pressão alta e o colesterol elevado no sangue.

Pacientes com doenças renais também apresentam maior probabilidade de desenvolver doenças no coração:

O cardiologista Marcus Simões fala sobre os avanços no tratamento da insuficiência cardíaca:

Somente este ano, as complicações cardíacas já provocaram 270 mil mortes no Brasil, de acordo com o cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Adotar hábitos saudáveis de vida e realizar exames de rotina, para o controle dos fatores de risco, são medidas fundamentais para a prevenção das doenças do coração, alerta o cardiologista Marcus Simões.