|  | 
Da Redação – 24/04/2023
Dados do Fundo das Nações unidas para Infância (Unicef) mostram que 1,6 milhão de crianças no Brasil, de 2019 a 2021, não receberam nenhuma dose da vacina DTP, que protege contra Difteria, Tétano e Coqueluche.
O número se repete no caso da vacina contra a Poliomielite, popularmente conhecida como Paralisia Infantil: 1,6 milhão de crianças não foram imunizadas nesse período.
Para ser considerada imunizada, a criança precisa tomar todas as doses recomendadas do imunizante. No caso da DTP, o esquema é composto por três doses, aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses.
No Brasil, além de 1,6 milhão de crianças que não tomaram nenhuma dose, 700 mil tomaram somente a primeira ou a segunda, mas não tomaram a terceira, o que leva a um total de 2,4 milhões de crianças não imunizadas.
O UNICEF alerta que o planeta vive o maior retrocesso contínuo na imunização infantil em 30 anos, alimentado pela pandemia de Covid-19, e cobra urgência na retomada das coberturas vacinais globais.
Atualmente, o Brasil conta com uma das coberturas vacinais mais baixas desde a criação do Programa Nacional de Imunizações, não chegando a 60% das crianças vacinadas, contra 95% em anos anteriores.
 
				

 
													



 
								 
								 por
 por 