Segunda parcela do 13º salário precisa cair na conta até hoje

Por Agência Rádio 2 – 18/12/2020

 

Segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até esta sexta-feira.

O prazo, na verdade, é dia 20. Mas, como ele cai no domingo, as empresas devem antecipar o depósito para o último dia útil antes dele.

Enquanto a primeira parcela, cujo prazo de pagamento venceu em novembro, é equivalente à metade do salário bruto do trabalhador, a segunda é equivalente à outra metade, porém, com os descontos previstos na Lei, como os de Previdência e Imposto de Renda.

Mas esses valores só valem pra quem trabalhou na mesma empresa de janeiro a dezembro.

Se o funcionário foi contratado ao longo do ano ele recebe um décimo terceiro proporcional.

Por exemplo: quem ganha dois mil reais, na carteira, e está na empresa desde janeiro tem direito a dois mil reais de décimo terceiro.

Recebeu mil, em novembro, e receberá, agora, os outros mil, menos os devidos descontos.

Um funcionário que ganha os mesmos dois mil reais, mas entrou na empresa na metade do ano, em julho, recebe só metade desse valor, de décimo terceiro, ou seja, mil reais.

Também em duas parcelas: 500 reais em novembro e mais 500 agora, menos os devidos descontos.

Uma das polêmicas deste ano ficou por conta das pessoas que tiveram a jornada e o salário reduzidos, por conta da pandemia, ou até o contrato de trabalho suspenso.

O Governo decidiu, nos últimos dias, que, no caso desses trabalhadores, o calculo do décimo terceiro será feito com base no salário normal, sem contar a redução.

Já pra quem teve o contrato suspenso, só é considerado um mês trabalhado aquele no qual o funcionário exerceu a função por mais de 15 dias.