Secretaria da Educação de SP anuncia ampliação da carga horária de português, matemática e inclusão de aulas de educação financeira

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou nesta terça-feira (21) uma série de mudanças na matriz curricular do Ensino Médio. As principais alterações são:

  • Ampliação da carga horária de português e matemática: o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa será ampliado em 60%, passando de 2 para 3 aulas semanais na 3ª série, e de 5 para 6 aulas semanais na 1ª e 2ª séries. O tempo destinado à aprendizagem de matemática será ampliado em 70%, passando de 3 para 5 aulas semanais na 1ª e 2ª séries, e de 3 para 4 aulas semanais na 3ª série.
  • Inclusão de aulas de educação financeira: serão incluídas aulas de educação financeira para estudantes dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As aulas serão ministradas em duas aulas semanais.
  • Reintegração de física, geografia e história à 3ª série: as disciplinas de física, geografia e história serão reintegradas à matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio, com duas aulas semanais para cada disciplina.

As mudanças entrarão em vigor a partir do ano letivo de 2024.

Segundo a Seduc-SP, as alterações visam a atender às demandas de estudantes e professores da rede pública estadual de ensino. A ampliação da carga horária de português e matemática é uma resposta ao baixo desempenho dos estudantes paulistas nessas disciplinas. A inclusão de aulas de educação financeira é uma iniciativa para preparar os estudantes para a vida adulta e o mercado de trabalho. A reintegração de física, geografia e história à 3ª série é uma forma de garantir que os estudantes tenham uma formação integral.

A Secretaria da Educação também anunciou que simplificará a oferta de itinerários formativos do Ensino Médio, de 12 para 3 itinerários formativos, incluindo o Ensino Técnico.