Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Saque extraordinário do FGTS começa na quarta; vale a pena pegar o dinheiro?

Por Agência Rádio 2 – 18/02/2022

 

O governo começa a liberar na quarta-feira, 20 de abril, o saque de até mil reais para os trabalhadores com contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.

Em geral, o dinheiro das contas do fundo só pode ser sacado em situações específicas, como na demissão sem justa causa, aposentadoria ou compra da casa própria.

Mas, para injetar recursos na economia em meio à inflação que tira poder de compra dos brasileiros, o governo liberou saque extraordinário neste ano de 2022

De acordo com a Caixa, cerca de 42 milhões de trabalhadores têm direito ao saque, num montante total de R$ 30 bilhões.

Poder contar com um valor extra anima muitos trabalhadores. Mas o educador financeiro Reinaldo Domingos alerta: o saque de valores do FGTS nem sempre é uma boa opção:

O especialista não recomenda, por exemplo, sacar o dinheiro se for para gastar em compras do dia a dia ou investir na poupança:

Segundo Reinaldo Domingos, também é preciso ter cautela se a intenção for pagar dívidas, pois não é e toda situação que vale a pena usar os recursos do Fundo:

Os valores serão liberados entre esta quarta, 20 de abril, até 15 de junho, seguindo calendário escalonado pelo mês de nascimento do trabalhador.

Não é necessário fazer nenhum pedido. Depois de liberado, o dinheiro vai ficar automaticamente disponível para saque até 15 de dezembro.

Valores não resgatados serão devolvidos para a conta do trabalhador.