São Carlos tem três casos confirmados de Meningite, segundo a Secretaria Estadual de Saúde

Da Redação – 10/10/2022

 

Os casos de Meningite estão crescendo em todo o estado de São Paulo. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, neste ano foram registradas 2.902 confirmações, sendo 30 registros entre cidades da região de São Carlos. Na última quinta-feira, a capital registrou mais duas mortes pela doença.

Na comparação com os 2.276 pacientes que tiveram Meningite entre janeiro e setembro do ano passado, houve um aumento de 27,5% no número de casos no estado. Este ano a doença já matou 295 pessoas, sendo a vítima mais recente uma jovem de 22 anos.

Na região, segundo a pasta, os casos que estão sendo monitorados são os seguintes: Rio claro (8), Araraquara (6), Pirassununga (5), Araras (4), São Carlos (3), Porto Ferreira (3) e Itirapina (1).

A Secretaria Estadual reforçou que em caso de surtos localizados, as Vigilâncias Epidemiológicas são acionadas para agir imediatamente na investigação de casos e providenciar a vacinação dos grupos específicos com objetivo de conter a transmissão.

A vacinação é fundamental para proteger a população contra diversas doenças. A atualização da caderneta e a adesão às campanhas auxiliam no aumento das coberturas vacinais e, consequentemente, aumentam a proteção.

As vacinas contra Meningite estão permanentemente disponíveis nos postos conforme o Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde. Os interessados devem procurar sua unidade de saúde de referência ou a unidade mais próxima de casa.