|
Da Redação – 19/10/2022
São Carlos tem oito casos de Varíola dos Macacos, com 23 ocorrências descartadas, segundo o balanço mais recente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do governo do estado, divulgado na última segunda-feira(17). Todos os pacientes terminaram o isolamento, segundo informou a prefeitura de São Carlos.
A região do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) da região central, da qual fazem parte São Carlos e Araraquara, chega a 10. Matão e Descalvado somam um caso de Varíola cada. Rio Claro tem cinco casos da doença, com 24 outros descartados após exames. Araras tem dois casos; Pirassununga e Leme, 1.
Segundo o Cievs, 100% dos casos na região de São Carlos foram em homens, com a maior parte das ocorrências na faixa etária de 30 a 39 anos. As faixas dos 20 a 29 anos e dos 40 a 49 anos somam dois casos cada. Dos 10 pacientes da GVE da região central, 8 apresentaram dor de cabeça e 7 tiveram febre.
O Secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que, apesar das recentes mortes pela doença, a disseminação da Varíola dos Macacos está em desaceleração. O Cievs apresenta que o pico de casos da Monkeypox ocorreu na semana de 24 a 30 de julho, quando foram reportados 504 positivados. Desde então, houve sucessivas reduções, chegando a quatro ocorrências na semana passada.