Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

São Carlos recebeu mais de 3 mil doses da vacina de Oxford/Astrazeneca

Da Redação – 28/01/2021

 

São Carlos recebeu na tarde desta quarta-feira(27), 3.050 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, imunizante que também está sendo desenvolvido com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)

Essas doses que estão sendo distribuídas fazem parte do lote fabricado pelo Instituto Serum, da Índia, com uso emergencial autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As doses foram retiradas na Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III) pela equipe da Vigilância Epidemiológica de São Carlos.

Com escolta da Polícia da Militar as doses foram armazenadas na câmara fria do Departamento de Vigilância em saúde, local onde também foram acondicionadas as vacinas Coronavac, que chegaram no último dia 21 em São Carlos (das 3.960 doses da coronavac, 1.335 já foram aplicadas em profissionais da saúde de São Carlos).

De acordo com a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Kátia Spiller, essas novas doses servirão para dar sequência à imunização dos profissionais da saúde, mas é preciso ter um controle, devido à não haver ainda informação em relação à segunda dose.

Spiller também garantiu que assim que finalizar a vacinação do grupo da saúde, o município inicia a vacinação dos idosos das instituições de longa permanência, dos idosos acamados e dos com 75 anos ou mais.

A vacina Astrazeneca/Oxford, diferente da remessa da Coronavac, veio com 10 doses em cada frasco.

De acordo com o plano nacional e estadual de imunização, após a vacinação de pessoas com 75 ou mais, as etapas seguem com a aplicação das doses em pessoas entre 70 e 74 anos; 65 a 69 e de 60 a 64.