São Carlos receberá recursos do Ministério da Cultura

O município de São Carlos está prestes a receber um significativo aporte financeiro de R$ 1.701.822,95 por meio do Ministério da Cultura. A conquista se deu graças à aprovação, no âmbito do governo federal, do Plano de Ação Municipal para a execução da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

A iniciativa, liderada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, contou com a colaboração da sociedade civil em uma ação conjunta coordenada pelo Conselho Municipal de Política Cultural. O Plano de Ação foi enviado ao Ministério da Cultura pelo Departamento de Artes e Cultura, sendo que São Carlos já formalizou a adesão e aguarda agora a efetivação do repasse financeiro para os cofres municipais.

De acordo com a legislação em vigor, a aplicação dos recursos se dará em duas frentes principais. Uma parcela será destinada a ações de apoio ao setor cultural, abrangendo editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor, além de outros instrumentos voltados para a manutenção de agentes culturais, espaços, iniciativas, cursos, produções, desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária, produções audiovisuais e manifestações culturais. Também serão contempladas atividades artísticas e culturais transmitidas por meios telemáticos e digitais.

Outra parte dos recursos será direcionada ao subsídio para a manutenção de espaços artísticos e ambientes culturais que desenvolvam atividades regulares de forma permanente em seus territórios e comunidades.