Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

São Carlos libera 100% de público em estabelecimentos comerciais e religiosos além da locação de área de lazer

Da Redação – 05/10/2021

Desde a última segunda-feira(04) os estabelecimentos comerciais e religiosos não têm mais limite de ocupação em São Carlos. O Decreto revogando as medidas restritivas de público imposta para a contenção da disseminação do novo coronavírus e liberando 100% da capacidade dos locias foi publicado na sexta-feira(1º). Outra liberação foi das locações de área de lazer.

Após reunião do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus realizada na quarta-feira (29/09) e encaminhada para aprovação do prefeito Airton Garcia (PSL) a ação foi flexibilizada.

Antes a capacidade de público permitida em locais comerciais e religiosos era de 80%. Porém o horário de atendimento em restaurantes e similares como lanchonetes, casa de suscos, bares e lojas de conveniência, já estava liberada em todos os dias da semana, desde que se respeita-se as medidas de restrição, como o uso obrigatório de máscaras, e o distanciamento de 1 metro entre as pessoas.  Já a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação ainda será discutida, segundo a prefeitura.

Vacinação e redução de casos

 

Até a tarde desta segunda-feira, São Carlos havia aplicado 378.800 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 208.787 de 1ª dose (82% da população), 167.487 de 2ª dose ou dose única (65,8% da população) e 2.256 como dose de reforço.

A vacina é apontada pelos especialistas como a principal causa pela queda significativa de casos e mortes em São Carlos e no restante do país.

Em setembro, São Carlos apresentou uma redução de 74% na ocorrência de óbitos por Covid-19 e 79,3% de queda nas infecções em comparação com agosto.

Foi o mês com menos mortes desde dezembro de 2020 e somente nos três primeiros meses da pandemia houve menos casos do que em setembro (veja gráficos abaixo).