São Carlos inicia testes rápidos de HIV/AIDS

O Centro de Atendimento a Infecções Crônicas da Prefeitura de São Carlos (CAIC) deu início nesta sexta-feira, em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, à 16ª edição da campanha “Fique Sabendo”. A ação visa realizar testes rápidos de HIV/AIDS em diferentes pontos da cidade, proporcionando acesso amplo e discreto à população.

A partir de hoje, os testes serão conduzidos das 17h às 21h na Casa de Passagem e no Terminal Rodoviário. Amanhã, a ação se estenderá das 9h às 13h na Casa da Divina Misericórdia. A programação continua na segunda-feira, na Praça do Cemitério Nossa Senhora do Carmo das 17h às 21h, e na UBS do Cidade Aracy das 17h às 19h. Na terça-feira, será a vez da UPA Santa Felícia das 17h às 21h e da UBS Vila São José das 17h às 19h. Na quarta-feira, os testes serão realizados no Centro POP das 8h às 12h, na UBS Santa Felícia das 17h às 19h, e na UPA Vila Prado das 17h às 21h. Já na quinta-feira, a UBS Redenção oferecerá testes das 17h às 19h.

A enfermeira do CAIC, Eliza Costa, explicou que o principal objetivo da campanha “Fique Sabendo” é ampliar o acesso aos testes de HIV/AIDS, garantindo sigilo, confiança e qualidade nos processos diagnósticos. Além disso, a iniciativa busca fortalecer a vinculação dos pacientes à referência e proporcionar um acesso oportuno ao tratamento.

Atualmente, São Carlos conta com 1.681 pessoas vivendo com HIV/AIDS, que recebem assistência direta do município. A campanha “Fique Sabendo” reforça o compromisso da Prefeitura em combater a disseminação do vírus, promovendo a conscientização e a prevenção da AIDS na comunidade.