|
|
Da Redação – 21/03/2023
A prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até o próximo sábado atividades relacionadas à Semana Estadual de Mobilização Social para combate às Arboviroses, visando conscientizar e orientar a população sobre os acontecimentos relativos à data.
A ação, que é coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde, começou com trabalhos de panfletagem na área comercial da Vila Prado, na região do terminal rodoviário e no Bairro Eduardo Abdelnur. As equipes são compostas por agentes de combate às endemias e um líder de equipe, todos identificados com camisetas e crachás da prefeitura.
Conforme a diretora do departamento de vigilância em saúde, Denise Mello Martins, um trabalho conjunto entre município e governo do estado foi desenvolvido para que a campanha pudesse ocorrer com mais abrangência na cidade. Foi estabelecida uma grande força-tarefa para combater o mosquito Aedes Aegypti e conta com a ajuda da população, pois enfrentar o mosquito é uma tarefa contínua e coletiva, buscando prevenir doenças que podem aumentar no verão por conta das condições climáticas que favorecem a proliferação da Dengue.
Já a prefeitura de Araraquara, por meio do grupo instruindo, educando e comunicando, vinculado à gerência de controle de vetores da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou suas atividades educativas de prevenção e combate da Dengue nas unidades escolares localizadas na região do programa prefeitura nos bairros, que nesta semana encerra as atividades no Parque São Paulo.
O objetivo desse trabalho educativo realizado nas escolas é transformar as crianças e os adolescentes em multiplicadores de informações e de ações de combate ao mosquito da Dengue. No caso dos alunos maiores, as equipes trabalharam para disseminar conhecimento sobre a condição de município endêmico de Araraquara e sobre os riscos do mosquito Aedes Aegypti.





por 