Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

São Carlos e região podem receber até 18 profissionais do Programa Médicos pelo Brasil, do Ministério da Saúde

Da Redação – 06/12/2021

 

São Carlos e região podem receber até 18 profissionais do Programa Médicos pelo Brasil, do Ministério da Saúde. A pasta pretende levar médicos para reforçar o atendimento primário nas áreas de alta vulnerabilidade social nas cidades.

A disponibilização dos médicos dependerá, inicialmente, da anuência dos municípios. Edital para a manifestação de interesse dos gestores municipais será lançado na segunda-feira (6). Depois, os profissionais participantes serão distribuídos conforme o grau de prioridade estabelecido pelo ministério.

Tdas as cidades da região estão na quarta faixa de priorização de cinco estabelecidas. São Carlos pode receber até nove médicos no programa. Ibaté (3), Ribeirão Bonito e Itirapina (2 cada), Descalvado e Dourado (1 cada).

Em todo o país o Ministério da Saúde está oferecendo 21,5 mil vagas no programa, que pretende levar os profissionais a 5.233 municípios brasileiros.

Segundo a pasta, o programa vai oferecer aos médicos selecionados para o programa a formação em medicina de família e comunidade, avaliação de desempenho, possibilidade de contratação por meio do regime CLT, a progressão de carreira (para diminuir a rotatividade) e gratificação para atuar em áreas remotas e de saúde indígena.