|
Na última quinta-feira, a equipe médica da Santa Casa de São Carlos realizou com sucesso a captação do fígado de um homem de 62 anos. O procedimento tornou-se possível após a constatação da morte encefálica do paciente na quarta-feira anterior e a posterior autorização da família para a doação do órgão vital.
A delicada operação foi conduzida por uma equipe altamente especializada do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, que contou com o apoio valioso de profissionais da Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa.
De acordo com Tiago Clezer, coordenador de enfermagem da Santa Casa e membro ativo da mencionada comissão, é importante ressaltar que a captação de órgãos pode ser realizada em pacientes de diversas faixas etárias. Ele enfatizou a relevância de as pessoas comunicarem aos seus familiares o desejo de serem doadoras de órgãos.
Clezer declarou: “Quem decide pela doação dos órgãos é o familiar mais próximo. É fundamental que as pessoas se conscientizem de que estarão salvando vidas. Portanto, é necessário informar a família sobre essa vontade de doar os órgãos, porque a decisão final está nas mãos da família.”