Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Santa Casa de São Carlos coloca mais 5 leitos de UTI Covid em operação

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São Carlos – 03/03/2022

 

Com a ampliação, o hospital conta com 15 leitos de UTI COVID a partir desta quarta-feira (2)

A Santa Casa vai colocar mais 5 leitos de UTI COVID em operação a partir desta quarta-feira (2). O Ministério da Saúde habilitou os leitos de terapia intensiva para pacientes com COVID em janeiro e, na semana passada, a Prefeitura Municipal de São Carlos assinou a nova contratualização e autorizou a reabertura das vagas.

Com isso, o hospital passa a contar com 15 leitos de UTI COVID. Importante ressaltar que a Santa Casa está em processo de credenciamento definitivo desses leitos, o que quer dizer que, mesmo depois da pandemia da COVID-19, a população vai contar com mais 15 leitos de terapia intensiva para o tratamento de outras enfermidades.

De janeiro de 2022 para cá, a UTI COVID vinha se mantendo com 100% de ocupação. Nos últimos dez dias, o número de internações caiu. E a ocupação oscilou entre 80% e 90%.

“Acreditamos que isso está associado a dois fatores: ao aumento da cobertura vacinal, com a inclusão das crianças e, também, ao fato de que, toda vez que uma nova cepa aparece, as pessoas entram em contato com ela e, depois, começam a apresentar uma imunidade maior. Foi exatamente isso que aconteceu em 2021. Mas, da mesma forma que houve queda em 2021 e voltou a subir agora, não sabemos se uma nova variante vai surgir e se o número de casos, internações e mortes vai voltar a aumentar. Por isso, é importante, que mantenhamos os protocolos sanitários, que sigamos com a vacinação e que tenhamos mais leitos à disposição da população”, explica a Infectologista e Diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Carolina Toniolo Zenatti.