|
Da Redação – 08/04/2021
Assim como a Santa Casa de São Carlos, a de Araraquara vem enfrentando dificuldades na compra de sedativos, principalmente utilizados no processo de entubação de pacientes que estão em situação mais grave da doença.
Segundo a direção do hospital, em entrevista ao Portal A Cidade On Araraquara, os estoques desses medicamentos conseguem suprir a necessidade dos pacientes por mais sete dias.
O diretor da Santa Casa, Rogério Bartkevicius, fala em preocupação com o fornecimento dos sedativos em razão de um desabastecimento notado nos últimos dias. Quando há disponibilidade de compra, a quantidade é sempre reduzida. “A Santa Casa observa com grande temor o cenário de insuficiência na disponibilidade de bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos, que são medicamentos cuja oferta atual não tem conseguido suprir as necessidades do mercado hospitalar do Brasil. E com isso, a demanda por esses medicamentos e uso deles para entubar manter a entubação dos pacientes”
A Santa Casa informou que vem negociando com fornecedores e que o problema é acompanhado pelos Governos Estadual e Federal. com a falta desses medicamentos, não só o tratamento de covid-19 fica comprometido, mas toda a rotina médica pode ficar prejudicada.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara informou que tem acompanhado com atenção a situação dos estoques de medicamentos para intubação das suas unidades e também dos outros hospitais da cidade. Disse, ainda, que intensificou o diálogo com os fornecedores e mantém a busca constante por este tipo de medicamento no mercado, para garantir as entregas e evitar que falte nas unidades hospitalares.