Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Saiba o que abre e o que fecha durante o Carnaval nas cidades da região

Da Redação – 25/02/2022

 

Confira o abre e fecha da Prefeitura de Araraquara no ponto facultativo de Carnaval

Serviços essenciais são mantidos; expediente retoma no dia 02 de março, quarta-feira, no horário habitual, com atendimento ao público das 9h30 às 16h30

A Prefeitura de Araraquara informa que apesar da suspensão das festas e atividades relativas ao Carnaval 2022, por conta da pandemia de Covid-19, o município manteve o ponto facultativo nas datas que marcariam os dias de folia, em 28 de fevereiro (segunda) e 01 de março (terça), conforme portaria nº 27.762 publicada nos Atos Oficiais de 26 de janeiro de 2022.

Os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento), irão atender a população normalmente neste período.

O expediente será retomado no dia 02 de março de 2022 (quarta-feira), no horário normal, com o atendimento ao público das 9h30 às 16h30.

O QUE FECHA:
– Prefeitura Municipal
– Postos de Saúde
– Creches e escolas
– CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)
– Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Gerências de: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental em Saúde, CEREST e DST/AIDS)
– Unidades de Saúde da Rede Básica e Rede Especializada
– Restaurante Popular
Coleta de resíduos domiciliares: Será realizada normalmente, nos bairros e horários habituais
Coleta seletiva: Será realizada normalmente
Coleta de resíduos de serviços de saúde: Será realizada normalmente

Sincomércio:
CARNAVAL 2022: Os dias 28/02 e 1/03 de 2022 (período carnavalesco) não são
feriados, portanto, o comércio varejista poderá utilizar-se da força de trabalho de seus
empregados normalmente. Aquelas empresas que optarem pela não abertura, poderão
incluir as horas não trabalhadas nestas datas em banco de horas, nos termos do Parágrafo
Primeiro, da Cláusula 23, da Convenção Coletiva.

 

Em São Carlos

Em virtude do carnaval, o funcionamento de alguns serviços públicos será alterado, sendo mantidos somente os essenciais. A Prefeitura de São Carlos decretou ponto facultativo na segunda-feira (28/02), na terça (1º/03) e na quarta-feira de cinzas (02/03).

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Vila Prado, Santa Felícia e do Cidade Aracy atenderão normalmente com plantão 24 horas. Em casos emergenciais, a população deve acionar diretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo 192. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Saúde da Família (USF’s) e as Unidades de Atendimento ao Usuário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) não funcionarão de 28/02 a 02/03 retornando o atendimento na quinta (03/03). No caso do SAAE os usuários poderão utilizar o serviço de atendimento por meio do 0800- 300-1520.

O Conselho Tutelar e a Guarda Municipal poderão ser acionados por meio do 153. Já a Defesa Civil atenderá a população pelo telefone 199 ou 3368-1781.

Na Casa do Trabalhador também não haverá expediente nos dias 28 de fevereiro, 02 e 03 de março, retornando às atividades na quinta, dia 03. Em virtude dos pontos facultativos, o Procon também estará fechado nesse período.

Já o Mercado Municipal segue o horário do comércio que vai funcionar normalmente no período do Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, das 9h às 18h.

O Parque Ecológico “Dr. Antonio T. Vianna”, localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena km 2, está recebendo somente visitantes previamente agendadas. O agendamento pode ser realizado pelo site da Prefeitura de São Carlos, www.saocarlos.sp.gov.br, no ícone “Agendamentos”. Na segunda-feira (28/02) o Parque é fechado para manutenção, nos demais dias do carnaval permanece aberto para as visitas agendadas. O horário para visitação gratuita é das 8h às 16h30.

A coleta domiciliar de lixo permanece sem interrupções e mudanças de horário durante o carnaval.

 

Coméricio:

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) informa que o comércio de São Carlos vai funcionar normalmente no período do Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, das 09h às 18h. O Carnaval é considerado como data comemorativa e não feriado. Portanto, atividades econômicas podem funcionar normalmente.

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho realizada entre o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários), a empresa que quiser poderá fechar e a folga para o funcionário poderá ser negociada entre o funcionário e patrão.

A Prefeitura Municipal optou por manter o ponto facultativo para os órgãos e entidades da Administração Pública. Somente os serviços de atendimento permanente continuarão funcionando nas datas referentes ao Carnaval.