Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Retiro marca início das atividades da casa de Teologia em 2022

Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos, Texto do Seminarista Daniel Andricioli e foto Seminarista Marcus Paulo – 04/02/2022

 

De 31 de janeiro à 3 de fevereiro os seminaristas da Casa de Formação São Carlos Borromeu – Seminário de Teologia da nossa Diocese, estiveram na casa do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos para o seu retiro anual, que marca o início das atividades da comunidade.

Padre João Aroldo Campanha, da Diocese de Santo André, que é doutor em Cristologia pela Universidade Gregoriana de Roma, foi o pregador do retiro.

O sacerdote usou de passagens bíblicas e de analogias pertinentes para tratar o crescimento vocacional, o serviço presbiteral e a dimensão da vivência da fé e dos valores na sociedade fluída, marca da modernidade líquida em que vivemos. Apontando para a exegese bíblica tratou temas como a Cristologia e a Mariologia. Na parte da noite, todos os dias, os seminaristas contaram com momentos fortes de espiritualidade, com oração Mariana, noite penitencial com confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Santa Missa de encerramento, foi presidida por Dom Eduardo Malaspina e concelebrada pelos reitores Padre Toninho, Padre Marcelo, Padre Sandro e pelo pregador, Padre João, o Bispo ressaltou o seminarista como um futuro presbítero, isto é, um homem que acolhe e se alegra sempre na doação da própria vida.

Dom Eduardo, os reitores e o pregador, ao final da celebração, receberam de toda a comunidade uma homenagem num discurso feito pelo seminarista Daniel. Após a missa houve um festivo almoço, com homenagem às funcionárias que trabalharam nesses dias de retiro, regado pelo clima de fraternidade e alegria. Os seminaristas voltaram para a Casa de Formação a fim de se prepararem para o início das atividades pastorais e das aulas presenciais na PUC.