Reclamações de consumidores com compras realizadas na Black Friday já ultrapassam os 890 registros

Da Redação – 30/11/2022

 

O Procon de São Paulo já recebeu 899 reclamações de consumidores com compras realizadas na Black Friday – dia de promoções ocorrido na última sexta-feira (25).

Quase um terço das queixas (32%) são por atraso ou não entrega dos produtos adquiridos. Os falsos descontos são o alvo de 11,57% das reclamações, e 11,23% dos chamados dizem respeito a produtos ou serviços entregues de forma diferente do prometido. Há ainda 10,46% de queixas por mudança de preço ao finalizar a compra.

Cinco grandes empresas brasileiras de varejo concentram 24,47% das reclamações. O Procon tem ainda uma lista de páginas na internet que já foram identificadas por serem falsas ou oferecerem ofertas enganosas.

O órgão de Defesa do Consumidor recomenda que antes de comprar o consumidor verifique os dados da empresa, como a consulta ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na página da Receita Federal. Também é importante verificar se a empresa tem histórico ou foi criada há poucos dias.

O Procon alerta ainda para a necessidade de verificar os dados do boleto bancário ou Pix antes de concluir o pagamento.