Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Receita recebeu mais de 430 mil declarações do IR no 1º dia do prazo de entrega

Por Agência Rádio 2 – 02/03/2021

 

Mais de 430 mil contribuintes brasileiros já entregaram a declaração do Imposto de Renda 2021.

De acordo com números divulgados pela Receita Federal, 438 mil, 109 declarações foram enviadas na segunda-feira, primeiro de março, primeiro dia do prazo de entrega do documento.

Isso representa pouco menos de 1 e meio por cento do total de 32 milhões e 600 mil declarações que o Fisco espera receber até o dia 30 de abril, quando termina o prazo de entrega.

Importante destacar que a Receita leva em consideração alguns fatores para fazer a restituição, entre eles a data da entrega do documento. Ou seja, quem envia os dados antes para o Fisco, recebe antes, caso o órgão não verifique nenhuma pendência.

Pessoas com mais de 60 anos e contribuintes com doenças graves ou deficiência física e aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério também têm prioridade para receber a restituição.

Lembrando que a declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a 28 mil, 559 reais e 70 centavos no ano passado, o que. equivale a um salário mensal acima de R$ 1.903,98, incluído o décimo terceiro.

Algumas outras circunstâncias também obrigam a declaração e o contribuinte pode consultar detalhes na página da Receita Federal na Internet.

A multa para quem não entrega o documento no prazo é de, no mínimo, 165 reais e 74 centavos.

Assim como no ano passado, as restituições serão pagas em 5 lotes mensais, a partir de maio.

A Receita Federal estima que 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19 em cada 100 contribuintes terão de pagar imposto.