Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Quer ficar menos ansioso? Faça atividades físicas!

Por Agência Rádio 2 – 16/09/2021

 

Praticar exercícios físicos com regularidade reduz em até 60 por cento o risco de ansiedade.

Também contribui para a qualidade do sono, promove bem-estar e relaxamento, além de fortalecer ossos, músculos e melhorar o condicionamento.

Os benefícios foram confirmados em estudo realizado por pesquisadores da Suécia e dos Estados Unidos, divulgado pela CNN Brasil.

Os cientistas observaram mais de 350 mil pessoas no período de 21 anos, a partir de mil 989, sendo que parte delas era praticante de uma corrida de esqui de longa distância.

Eles compararam dados dos esquiadores e dos indivíduos que não praticavam o esporte, com os registros nacionais da Suécia sobre diagnósticos psiquiátricos de pacientes.

No estudo, as pessoas fisicamente ativas apresentaram um risco significativamente menor de apresentar ansiedade.

Pesquisas anteriores indicam que os participantes da atividade, chamada de Corrida de Vasa, fumam menos, seguem uma dieta mais saudável e tem taxas mais baixas de mortalidade, na comparação com o restante da população sueca.

No entanto, um dado que chamou a atenção nesse último levantamento foi sobre as mulheres com desempenho superior no esporte, como melhor tempo de chegada para completar a corrida.

Elas apresentaram um risco maior de ansiedade, em relação às esquiadoras mais lentas, o que indica a necessidade de mais estudos, afirmam os pesquisadores.