Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Quem tem parente internado com Covid-19 deve ficar atento a golpe que pede dinheiro para exame

Por Agência Rádio 2 – 14/09/2021

 

Golpistas tentam tirar dinheiro de familiares de pacientes internados com Covid-19.

Reportagem do UOL alerta que eles entram em contato com parentes de pessoas hospitalizadas e fingem que são funcionários do hospital ou do convênio médico.

O objetivo é tentar convencer os familiares a pagarem por exames ou medicamentos, que na verdade já são cobertos pelas instituições.

A irmã de um paciente conta que recebeu a ligação de uma suposta psicóloga do hospital e que, ao desconfiar do golpe, desligou a chamada.

Ela conta que anos atrás, quando sua avó estava internada, uma tia foi informada em um telefonema que a idosa precisaria fazer um exame fora do hospital, que custaria dois mil reais.

Desconfiada, procurou a ouvidoria de saúde e soube que se tratava de uma tentativa de golpe.

Nas ligações, os golpistas tentam se aproveitar da fragilidade emocional das pessoas para solicitar dinheiro para situações inventadas por eles.

De acordo com especialistas, o ideal é que o hospital ou convênio informe sobre todas as etapas do tratamento e que os familiares confirmem que não haverá custo adicional.

Outro cuidado importante é sempre desconfiar de ligações em que são solicitadas muitas informações e, principalmente, depósitos e pagamentos.