Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Programas do governo do estado oferecem cursos gratuitos de qualificação para o público feminino

Da Redação – 09/03/2022

 

Dois programas do governo estadual estão com mais de 43 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação voltados ao universo feminino. São eles Via Rápida e Empreenda Mulher.

Em iniciativa única, o Programa Via Rápida está abrindo 3 mil vagas de qualificação para mulheres em áreas tradicionalmente masculinas, oferecendo cursos de barbearia, carpintaria, elétrica, entre outras.

Além de participarem de cursos presenciais, as interessadas também receberão um valor de R$ 210 para ajudar com as despesas durante o curso. O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumpram os requisitos e concluam o programa com frequência mínima de 75%.

As inscrições podem ser feitas até 27 de março pela internet (https://www.cursosviarapida.sp.gov.br). O curso tem início previsto para 4 de abril e término em 3 de maio. O auxílio ficará disponível a partir de 20 de maio.

Já o Programa Empreenda Mulher está com inscrições abertas para 40 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação em empreendedorismo exclusivo para mulheres, além de oferecer microcrédito com linha especial para participantes que queiram abrir seu próprio negócio. A inscrição pode ser feita pelo site: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/empreendamulher/.

Podem participar mulheres com mais de 18 anos e residentes no estado de São Paulo. Os cursos são realizados em parceria com o Sebrae-SP e secretarias estaduais nos formatos online e presencial. Entre as oportunidades estão: formalização, marketing digital, educação financeira, desenvolvimento pessoal, organize seu negócio, sua empresa em alta performance e pessoa física (PF).

Para quem busca investimento em seu primeiro negócio, é necessário que a mulher tenha concluído um dos cursos acima e solicite microcrédito no banco do povo. São três opções de crédito para diferentes rendas e especialidades.