Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Primeiro milhão de doses de vacina contra Covid-19 viabilizadas pelo consórcio Covax chega até sábado

Por Agência Rádio 2 – 17/03/2021

 

O Brasil deve receber até este sábado um milhão de doses de vacina contra o novo coranavírus, viabilizadas pelo consórcio Covax Facility, a aliança que une mais de 150 nações e é liderada pela Organização Mundial da Saúde como objetivo impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a doença.

O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses.

O primeiro lote, com um milhão de doses milhão vacina de Oxford/AstroZeneca chega nos próximos dias, e um segundo carregamento, com mais quase 2 milhões de doses, está previsto para chegar no nosso país fim deste mês, como afirmou em audiência na Câmara dos Deputados, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade.

Recentemente, alguns países da Europa suspenderam preventivamente o uso da vacina de Oxford para novas avaliações de segurança.

Mas a presidente da Fundação Oswaldo Cruz disse que não há evidências de que o imunizante tenha elevado o risco de efeitos colaterais e afirmou que as doses continuarão sendo aplicadas no Brasil

Além de acordo com o Covax Facility, o Ministério da Saúde tem outros acordos firmados para compra de vacinas e afirma que, ao todo, já tem garantidos mais de 560 milhões de doses.

Segundo a pasta federal, mais de mais de 20 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram repassadas a estados e municípios do país.