Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Primeira parcela do 13º salário precisa cair na conta até hoje

Por Umberto Ferretti, da Agência Rádio 2

 

Primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até esta segunda-feira.

Ela, na verdade, pode até ser depositada antes, a qualquer momento a partir de fevereiro, mas a grande maioria dos patrões deixa para o último dia.

Pra quem está na empresa desde janeiro, o valor é referente à metade do salário, sem nenhum tipo de desconto.

Já pra quem entrou na empresa ao longo do ano é feito um cálculo proporcional, com base na quantidade de meses trabalhados.

Por exemplo, quem entrou em agosto deve dividir o salário por 12 e multiplicar o resultado por cinco, já que trabalhou agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, que também entra na conta.

Uma das polêmicas deste ano, que só foi resolvida nos últimos dias, fica por conta das pessoas que tiveram a jornada e o salário reduzidos, por conta da pandemia, ou até o contrato de trabalho suspenso.

O Governo decidiu que, no caso desses trabalhadores, o calculo do décimo terceiro será feito com base no salário normal, sem contar a redução.

Já para quem teve o contrato suspenso, só é considerado um mês trabalhado aquele no qual o funcionário exerceu a função por mais de 15 dias.

A segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até 20 de dezembro, essa referente à outra metade do salário, ou do valor proporcional devido, mas com os descontos previstos na lei trabalhista, como os de Previdência e Imposto de Renda.