Prefeitos de Araraquara e São Carlos se reúnem para discutir medidas de enfrentamento à covid-19 na região

Da Redação – 05/02/2021

 

As medidas de enfrentamento a covid-19 na região foi a pauta principal do encontro entre o prefeito de São Carlos, Airton Garcia, e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que aconteceu nesta quinta feira(04), em São Carlos.

São Carlos registra mais de 100 óbitos, 4 só nas últimas 24 horas e está com quase 9 mil infectados.

Araraquara tem 10.794 infectados e 126 óbitos registrados até essa quinta-feira.

A transferência de pacientes pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do SUS) foi outro assunto discutido pelos dois prefeitos.

Araraquara possui 36 leitos adulto de UTI/SUS e São Carlos 28 leitos para adultos, sendo 10 no Hospital Universitário e 18 na Santa Casa, também possui 4 leitos na ala pediátrica de UTI/SUS.

Satisfeito com o encontro, Edinho Silva, prefeito de Araraquara, destacou o papel estratégico que as duas cidades tem em relação ao enfrentamento da pandemia.

Para o prefeito de São Carlos a troca de experiências entre os municípios é muito importante neste momento.

Edson Ferraz, Vice-prefeito de São Carlos, também ressaltou a importância da aproximação entre as duas importantes cidades da região central.

O Coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavirus, Mateus de Aquino, avalia esse alinhamento relevante.

Questionado sobre a próxima atualização do Plano SP, o Coordenador do Comitê acredita na integralidade da Fase Vermelha para a região.

De acordo com dados disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo, 81,9% dos leitos UTI/SUS disponibilizados nos 11 hospitais da região de São Carlos e Araraquara, 120 no total, estão ocupados neste momento.

Também participaram da reunião o Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso e o Secretário de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos, Nino Mengatti.