Preços médios dos combustíveis subiram nos postos do País na semana passada

Por Agência Rádio 2 – 16/02/2021

 

Os preços médios do diesel, da gasolina e do etanol subiram nos postos do País na semana passada.

De acordo com monitoramento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o motorista que abasteceu o veículo com gasolina comum, entre os dias 7 e 13 de fevereiro, pagou, em média, 4 reais e 83 centavos, o litro, seis centavos a mais do que o preço médio registrado na semana imediatamente anterior, que foi de 4 reais e 77 centavos.

A diferença entre uma semana outra para quem optou pelo etanol foi um pouco menor. Na semana encerrada no dia 6 de fevereiro, o preço médico cobrado pelo combustível foi 3 e 29 por litro, contra os 3 e 31 cobrados na semana passada.

Esses são valores médios. O valor mais alto entre os mais de 2 mil postos pesquisados pela ANP na semana ter terminou em 13 de fevereiro foi de 5 e 82 pelo litro da gasolina e 5 e 39, pelo litro do etanol.

Em relação ao óleo diesel, o levantamento da ANP revela aumento de 5 centavos entre uma semana e outra. O preço médio do litro passou de 3 e 76 para 3 e 81.

O preço do combustível usado por caminhões é apurado em cerca de mil postos e, na semana passada, o caminhoneiro que pagou mais caro para abastecer o veículo desembolsou 4 reais e 95 centavos, por litro; no valor mais baixo, foram cobrados 3 reais e 33 centavos pela mesma quantidade de diesel

Ainda de acordo com os registros da Agência, o preço médio do diesel, está quase 5% acima do patamar em que começou o ano; a gasolina acumula aumento de 7% e, em 2021, o etanol já subiu mais de 4%.

O aumento do preço dos combustíveis está no foco do governo. Na última sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso uma proposta que altera a cobrança do ICMS sobre combustíveis.

ele, ajudaria a segurar o preço nas bombas.