Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Preços dos medicamentos vendidos aos hospitais no Brasil registraram queda em setembro

Da Redação – 13/10/2021

 

Os preços dos medicamentos vendidos aos hospitais no Brasil registraram em setembro uma queda média de 1,31%, segundo o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (ipm-h), indicador calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) e Bionexo-Health Tech.

A queda nos preços dos medicamentos no mês passado foi a quarta seguida depois de sucessivas altas registradas nos meses anteriores, marcados pelos picos de internações nos hospitais em decorrência do auge da pandemia do coronavírus. Em agosto o IPM-H já havia registrado queda de 2,29% nos preços dos remédios, após julho, de -1,90%, e em junho, de -0,81%.

O resultado de setembro foi impactado pela variação negativa nos seguintes grupos de medicamentos: sistema nervoso (-5,69%); sangue e órgãos hematopoiéticos (-2,14%); imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (-2,06%); aparelho cardiovascular (-1,48%); agentes antineoplásicos (-0,69%); aparelho respiratório (-0,59%) e aparelho digestivo/metabolismo (-0,31%).

Por outro lado, os grupos que tiveram alta mensal foram: preparados hormonais, 2,67%; aparelho geniturinário, 0,93%; órgãos sensitivos, 0,66%; sistema musculoesquelético,0,20% e anti-infecciosos gerais,0,01%.