PIX completa 2 anos e é meio de pagamento preferido dos brasileiros; números da plataforma impressionam

Da Redação – 17/11/2022

 

O Pix já se consolidou como alternativa de pagamento e transferência de valores entre os brasileiros.

Implementada há dois anos, completos nesta semana, a plataforma tem números que impressionam.

Ainda em setembro, com 1 anos e 10 meses de operação, o PIX bateu a marca de R$ 1 trilhão transacionados em apenas um mês.

Em, outubro, a plataforma beirava 128 milhões de usuários cadastrados e 10,5 milhões de empresas.

Os números são do Banco Central.

E em apenas dois anos, o PIX já é o meio de pagamentos mais usado no dia a dia dos consumidores.

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a CNDL, em parceria com SPC Brasil, mostra que o uso do PIX cresceu 27 pontos percentuais e ele é agora a modalidade mais usada 67 em cada 100 brasileiros.

Cartão de débito aparece na segunda colocação, com percentual de 42% e cartão de crédito em terceiro, sendo citado como meio de pagamento preferido de 35% dos entrevistados. Já a preferência pelo dinheiro despencou 18 pontos percentuais em relação a 2021 e ele aparece com 22% das citações.

Vale dizer que o total supera os 100% porque, nessa pesquisa, os entrevistados podiam indicar mais de um meio de pagamento preferido.

Números divulgados pela Febraban, a Federação que representa os bancos, também surpreendem e mostram que, de fato, o Pix caiu no gosto popular.

De 16 de novembro de 2020, data em que começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro, foram 26 bilhões de operações feitas no sistema financeiro nacional, com valores transacionados atingindo R$ 12,9 trilhões.