Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Pesquisadores da USP São Carlos propoêm estratégia de tratamento contra câncer

Da Redação – 19/07/2021

 

Os pesquisadores da USP de São Carlos, em conjunto com a Faculdade de Medicina de Harvard, dos Estados Unidos, estão propondo uma nova estratégia de tratamento contra o câncer que poderá resultar na diminuição dos tumores de forma mais rápida e reduzir os efeitos colaterais gerados aos pacientes pela quimioterapia. O trabalho foi publicado recentemente na Science Signaling (Saince Sainailing), revista científica internacional da área de sinalização celular, distribuída pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

Diferentemente do tratamento convencional em que a quimioterapia é aplicada como primeiro e um dos únicos recursos, a proposta idealizada pelos pesquisadores envolve uma etapa prévia, que enfraquece as células tumorais antes que elas sejam tratadas com os quimioterápicos. o objetivo é que elas apresentem uma resistência menor e morram mais rápido.

Agora, os cientistas do IQSC e de Harvard estão abertos a possíveis parcerias com a indústria farmacêutica para que o tratamento seja licenciado e os estudos avancem com a realização dos testes clínicos em seres humanos. A pesquisa foi realizada no Instituto do Câncer Dana-Farber e no laboratório de sistemas farmacológicos de Harvard, ambos sediados em Boston.

Colabore com a Rádio Diocesana, seja um Amigo da Rádio. Entre em contato no fone (16) 3362-4485 ou pelas nossas Redes Sociais.